terça-feira, 6 de março de 2012

Eu odeio telemarketing!

Publicado em - ibahia.com - blog do consumidor.

Sou assinante de algumas revistas da Editora Abril e desde que me tornei cliente desta empresa tenho sido quase que diariamente incomodado por ela.

A agressividade com que pretende vender suas revistas faz com que minha intimidade seja violada, seja pelos diários telefonemas nos mais variados horários para minha residência, seja nos montes de mensagens (spamers) não autorizadas para meu endereço eletrônico.

Há duas semanas ao renovar uma destas assinaturas, solicitei expressamente ao operador que meu telefone fosse retirado de toda e qualquer lista de contatos da Editora Abril, pois não queria ser contatado pela empresa, após alguns minutos o operador me confirmou que o fato não se repetiria.

Desde então os telefonemas continuam! E os e-mails, idem.

Como se não bastasse a Editora Abril, os Bancos Unibanco e Itaú, com os quais não possuo qualquer relação, insistem em telefonar para minah residência e para meu telefone móvel, me garantindo um cadastro pré-aprovado para abertura de conta e empréstimo ou oferecem seguros!!!

Esses telefonemas ocorrem nos horários mais inconvenientes: à noite e aos sábados (os domingos são poupados) e por mais que eu reclame, as empresas insistem.

O leitor deve achar que tenho péssimo humor, porém, há de convir, que as empresas realmente exageram.

O Procon-SP, conseguiu que os consumidores tivessem a opção de escolher entre receber telefonemas de telemarketing ou não. Aqui na Bahia ainda não temos esta opção, infelizmente nosso órgão fiscalizador ainda não possui estrutura para ações dessa monta.

O que podemos fazer? Reclamações na ANATEL e nos casos dos bancos, no Banco Central. Ou mesmo ingressar com uma ação contra cada uma dessas empresas visando a proibição do uso de nossos telefones e e-mails para marketing.

Acho que o post saiu como um desabafo, portanto, peço desculpas aos leitores que esperavam algo melhor para esta quinta-feira, pós-feriado.

É isso!

Sobre o autor:

Augusto Cruz é advogado e professor. Atualmente é Assessor Jurídico da Fundação Odebrecht. Foi professor em diversas disciplinas do Direito, atualmente ensina em diversos cursos de pós-graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário